No passado dia 7 de Julho representantes da Ernesto São Simão visitaram as instalações da IGAFA – Instituto Galego de Formácion en Acuicultura, no âmbito do projecto ERGOMARINE, do programa Crescimento Azul, projecto financiado pelo EEA Grants Portugal e operado pela DGPM – Direção-geral da Politica do Mar.
Recebidos pelo Director Miguel Lastres, que guiou a visita ao local e às instalações flutuantes (batea de moluscos e as gaiolas experimentais de piscicultura – besugo) e aos tanques (RAS) de reprodução/criação de sementes de várias espécies, nomeadamente amêijoas e crustáceos. O fitoplâncton utilizado na alimentação das diferentes criações é também produzido laboratorialmente no IGAFA em colunas transparentes contendo água do mar e expostas à radiação solar e também radiação ultravioleta.
Verificamos também que mais de 90% das bateas instaladas na Ria de Arousa se dedicam à cultura de mexilhão por suspensão da espécie “Mytilus gallopronvincialis”, de excelente sabor, autóctone das costas da Galiza (mejillón de Galicia) e norte de Portugal.
Nesta agradável e enriquecedora visita foi discutida a possibilidade de uma futura colaboração tendo em vista a utilização dos produtos ERGOMARINE, novas aplicações e oportunidades de melhoria. Foram oferecidas gaiolas ERGOMARINE para serem testadas em ambiente natural pelo IGAFA e, posteriormente, obter feedback e discutir sobre os resultados obtidos.
Voltar às notícias