Pacto Português para os Plásticos

Pacto Português para os Plásticos

04.02.2020

A Ernesto São Simão Lda. é membro do Pacto Português para os Plásticos.

O Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital, do Ministério do Mar e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O Pacto Português para os Plásticos faz parte da rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, tendo como visão a promoção de uma economia onde os plásticos não se tornam um desperdício, nem poluem o ambiente.

Trata-se de uma plataforma colaborativa que reúne os diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico, para alcançar um conjunto de metas ambiciosas até 2025:

· Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;

· Garantir que 100 % das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;

· Garantir que 70 % ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, aumentando a recolha e a reciclagem;

· Incorporar, em média, 30 % de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;

· Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

O Pacto Português para os Plásticos visa solucionar, na origem, os problemas associados ao plástico, em direção a uma economia circular dos plásticos.

Voltar às notícias